Atas

ATA: PRIMEIRA REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO

Florianópolis, 23 de setembro de 2013

 

1. Dando inicio aos trabalhos do grupo GT, conversamos sobre questões importantes que devem ser tratadas neste grupo; como a estrutura existente das disciplinas e o corpo docente do nosso curso.

2. Decidimos por uma metodologia participativa.

3. O grupo de trabalho GT pretende contar com a participação de convidados para enriquecer o debate. Foram apontados os seguintes nomes: Valdemar e Thainá (Professores da Museologia UFSC) para o módulo CURRÍCULO; Luciana e Wagner (Professores da Museologia UFSC) para os módulos FORMAÇÃO e ATUAÇÃO assim como Rafael Maurício (SEM/SC)

4.Os encontros terão relatores e um mediador (Saulo). Maria Eugênia se ofereceu para a relatoria. Pensamos também que, se ela concordar, a Lúcia possa também ser uma relatora, e/ou a Kátia;

5. Foi elaborado um formulário para que o corpo discente avalie o curso, e sua participação. O formulário será feito no Google, e divulgado via Fórum CAGR até o dia 23 de setembro. O prazo de preenchimento será até o dia 27 do mesmo mês.

6. teremos até o dia 2 para sistematizar as respostas do formulário quando acontecerá a segunda reunião, as 13h30

7. Pauta para segunda reunião:

a) discussão dos resultados do formulário

b) PPP e Diretrizes curriculares

8. A reunião subsequente será no dia 7 de outubro e sua pauta inicial serão as questões teóricas acerca do currículo.

Presentes: Maristela, Maria Eugenia, Saulo e Julia

 

 

ATA: SEGUNDA REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO

Florianópolis, 2 de outubro de 2013

 

1. Formulário de Avaliação das Disciplinas Cursadas

Foi decidido pelo grupo de trabalho (GT) deixar o formulário de avaliação aberto no sistema até o dia 6/10 devido a pedido de alunos que não  responderam dentro do prazo e o  baixo número de participação de alunos das últimas fases.

Necessidade de fazer novamente divulgação para preenchimento do formulário nas turmas e via fórum da graduação.

2. Discussão sobre as respostas apresentadas no formulário de avaliação

Foi sugerido sistematizá-la dando ênfase na análise por disciplina no seu subeixo correspondente (como o esquema de disciplinas apresentado em “Sendas da Museologia”).

3.  O próximo encontro será no dia 7/10 às 13h30

Neste próximo encontro daremos inicio as analises das questões teóricas de vários  currículos do país e o PPP do curso de Museologia da UFSC.

4. Sobre os encaminhamentos futuros dos trabalhos:

a) Maristela ficou responsável por recomendar mais uma referência acerca da discussão sobre o currículo, que estará disponível  via fórum da graduação e fazer a apresentação teórica inicial no dia 07 de outubro.

b) Júlia por enviar aos alunos, via fórum da graduação, as referências sugeridas para o debate pelo grupo e  a ata dos dois últimos encontros.

Presentes: Maristela, Julia, Maria Eugenia e Saulo

 

 

ATA: TERCEIRA REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO – Encontro “Currículo”

Florianópolis, 7 de outubro 2013

 

Local: Sala 312 – CFH/UFSC

Presentes: Lúcia, Maristela, Saulo, Julia, Maria Eugênia, Felipe, Anna Julia, Telma

Apresentação de Maristela dos Santos Simão

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006) e mestrado em História da África pela Universidade de Lisboa (2011). Atualmente cursa especialização em Educação para a Diversidade com Ênfase em EJA do IFSC, também é graduanda do Curso de Museologia da UFSC, pesquisadora do Instituto de Estudos Culturais Luisa Mahin e doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona – PT. Tem experiência na área de História e Educação, em ensino, pesquisa e extensão, com ênfase em história africana e afro brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade, patrimônio, religiosidade, cultura, identidade, educação e memória das populações de origem africana. Exerce atividades, também, ligadas à área de Educação a Distância e Educação de Jovens e Adultos.

(http://lattes.cnpq.br/7806165175065683).

Saulo iniciou falando das avaliações. Propôs que fôssemos nas salas de aula para que mais alunos possam participar. A data limite para entrega ficou adiada para dia 12 de outubro, sábado próximo.

Saulo também disse que Maristela iria fazer uma explanação teórica. Saulo também falou sobre o PPPC (Projeto Político-pedagógico do Curso) questões técnicas, número de horas/aula, número de horas totais do curso e questões pedagógicas, cujos dados e horas não conferem.

Maristela então deu início a sua apresentação, mostrando os vários documentos que pesquisou para o Grupo poder usar como fundamentos para seu estudo, são eles: Texto teórico sobre currículo de Maria Cândida; Programa de Formação e Capacitação em Museologia da Maria Célia; Diretrizes do MEC; Documentos sobre a formação do Curso de Museologia da UFSC; Cursos de Museologia de outras universidades, como exemplo de ótimo currículo o do Pará; Plano Setorial de Museus. Explicou que deveríamos ler estes textos para que possamos nos embasar para os estudos futuros e análise do nosso currículo. Ela ficou também de mandar os links por e-mail para os membros do GT.

Telma (aluna da segunda fase) disse que sua turma fez um trabalho com a profa. Renata sobre todos os cursos de Museologia do Brasil e propôs apresentá-los no GT.

Saulo disse que esse GT deverá gerar um documento público com todas as análises e sugestões.

O próximo encontro ficou marcado para dia 17 de outubro, 5ª feira, as 13 h no Café do CFH com a pauta de falarmos sobre as avaliações, PPC e os textos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s