Grupo de Trabalho

GRUPO DE TRABALHO “CURRÍCULO, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO – MUSEOLOGIA/UFSC”

Apresentação

Um dos marcos basilares do curso de museologia da UFSC é a interdisciplinaridade, proposta-ação que propicia diálogos entre diferentes disciplinas no processo formativo dos estudantes, com o objetivo de garantir plena formação profissional e cidadã. Para a efetivação desta proposta, presente no Projeto Pedagógico do Curso, uma construção curricular que alinhave e incite a diversidade de olhares e reflexões é fundamental.

Desta forma, o Grupo de Trabalho Currículo, Formação e Atuação – Museologia/UFSC, formado no âmbito do Centro Acadêmico Livre de Museologia – CAMUS, objetiva proporcionar diálogos e debates em torno do projeto pedagógico, currículo e campo de atuação da/o museóloga/o formada/o na UFSC.

Ao final das atividades, a proposta é que seja elaborado um documento síntese que registre os resultados das discussões e reflexões conduzidas pelo GT, que deverá ser apresentado em assembleia geral e, após ser aprovado pelo coletivo discente, ser encaminhado ao Núcleo Docente Estruturante – NDE do curso, Coordenação de Museologia e Departamentos de Antropologia e História, bem como garantir sua ampla veiculação, disponibilizando-o na internet para acesso público e imediato.

 

Justificativa

O projeto pedagógico e o currículo de um curso de graduação se constituem em programas norteadores do processo formativo e, portanto, são referências que possibilitam ensejar qualificação profissional e formação cidadã. O processo de consolidação do curso de museologia da UFSC requer por parte da comunidade acadêmica um processo de avaliação constante destes documentos norteadores e de adequações necessárias.

Prestes a formar a primeira turma, a proposta de criação de um Grupo de Trabalho que propicie discussões sobre o projeto pedagógico, o currículo e formação dos/as futuros/as profissionais egressos da Universidade, se constitui numa urgente e necessária reflexão que aponte os novos rumos a serem tomados, potencializando experiências bem sucedidas e encaminhando novas propostas, corroborando para a consolidação do curso e fortalecimento dos espaços democráticos, especialmente a partir de uma discussão ampliada do corpo discente que catalise múltiplos olhares e percepções, trazendo substanciais contributos, tendo em vista o lugar de onde falamos, ou seja, das/os estudantes.

 

Metodologia

A metodologia de trabalho do GT será discutida em sua primeira sessão, sendo nesta também definido o cronograma de atividades e formação de comissão responsável por documentar o processo, que também elaborará o documento síntese.

Atas

E-Flyers

Material

Referências Bibliográficas/Documentos

One thought on “Grupo de Trabalho

  1. Pingback: Página: Grupo de Trabalho “Currículo, Formação e Atuação – Museologia/UFSC” | Chapa Nova Musa

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s