Princípios

Os seguintes princípios que norteiam a CHAPA NOVA MUSA, que está concorrendo à primeira gestão do CAMUS, são interdependentes, o que significa que necessitam um do outro para que possam efetivamente funcionar.

– Autonomia: O Centro Acadêmico se pauta nas reivindicações e demandas dos estudantes do curso, independentemente de qualquer interesse particular ou afiliação com grupos políticos.

 Integração: Sem a efetiva participação de todas/os as/os estudantes, o Centro Acadêmico seria uma instituição vazia. Esta participação plena é necessária para dar voz e realmente representar o corpo estudantil. Primeiro, há necessidade de uma convivência harmoniosa entre as/os próprias/os estudantes do curso. E, segundo, uma integração entre as/os estudantes e as instâncias deliberativas da Universidade, que inclui o próprio Centro Acadêmico do curso e os demais CAs, o Diretório Central dos Estudantes, a Coordenação do Curso, Conselho de Representantes de Turma, os Conselhos, a Reitoria, etc. Por fim, visamos, aqui, criar um canal de comunicação direto entre estas instâncias.

– Abertura: Acreditamos em uma gestão que se paute no respeito e igualdade entre os integrantes da chapa do CA, como também entre o CA e os demais estudantes do Curso. Todas/os alunas/os estão convidadas/os a participarem no constante diálogo em prol da melhoria de nosso curso. O CA é um espaço destinado àquelas/es que têm interesse em construir coletivamente o mesmo, o Curso de Graduação em Museologia, bem como a Universidade. A forma mais democrática de organização do CA é através de sua abertura em todos os âmbitos.

– Criticidade: Posicionar-se criticamente é fundamental para construirmos um projeto político de curso e de universidade. Devemos, pois, sempre repensar nossos posicionamentos e atitudes a fim de representar as/os estudantes de nosso curso de forma coletiva e participativa. Acreditamos que é necessário ser propositivo, buscando sempre soluções e propostas para os problemas de nossa realidade, por meio do acolhimento das demandas estudantis e sociais.

– Gestão atuante: Considerando que a Universidade está inserida em um maior contexto histórico-social – do qual a/o estudante interage, sensibiliza-se, e produz conhecimentos que visam responder às problemáticas da sociedade –, cabe ao Centro Acadêmico estar presente nas questões que concernem aos acontecimentos do curso, à nossa formação profissional e à Universidade na qual estudamos. Acreditamos também que é necessário usar a criatividade para explorar novas formas de comunicar, solucionar, propor, pensar e agir.

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